Pular para o conteúdo principal

VISITE BOM JESUS DA LAPA



Bom Jesus da Lapa é um município brasileiro no interior do estado da BahiaRegião Nordeste do país. Situa-se na microrregião homônima e mesorregião do Vale São - Franciscano da Bahia localizando-se a uma distância de 796 quilômetros a oeste da capital estadual, Salvador, e 675 quilômetros a leste da capital federal, Brasília
Nota: Para a devoção, veja Bom Jesus da Lapa (devoção católica). Como breve história do Santuário de Bom Jesus da Lapa, podemos entender e saber que o belo cenário foi descoberto pelo Monge Português Francisco de Mendonça Mar, conhecido atualmente como o fundador do santuário local.
Este homem chegou à gruta a mais de 300 anos. E, segundo o Padre Gilberto Antônio dos Reis, Francisco de Mendonça Mar foi pelo rio São Francisco até chegar no local, e chegando se encantou com a gruta, fazendo dela fez sua morada.
Após isso, ainda segundo o Padre Gilberto, Francisco de Mendonça Mar voltou para salvador, onde foi ordenado padre e retornou novamente a Bom Jesus da Lapa. Na cidade começou os trabalhos tomando conta de doentes e de pessoas que iam chegando ao lugar. O que ocorreu foi que por lá houve uma criação automática de um centro de romarias.

centro de romarias, fundado pelo monge português, hoje ainda é muito freqüentado por romeiros e religiosos de todo o Brasil, durante praticamente todo o ano, com alguns meses de mais visitas.
Muitos devotos do Bom Jesus passam diante do altar e expressam sentimentos de gratidão. Os romeiros levam para casa o rico ensinamento espiritual, vivido durante as celebrações, que acontecem sempre com a presença de uma legião de pessoas. As pessoas que passam pelo santuário exaltam as providências divinas conquistadas ao longo da vida.
Para os romeiros e todos mais que se interessem em visitar a cidade é possível participar da campanha dos romeiros, com doações.
No santuário e na cidade, o movimento intensifica-se a partir de 28 de julho, quando se inicia a novena na esplanada, culminando no dia 6 de agosto com a celebração solene. Pela manhã e à tarde, há procissão pelas principais ruas da cidade, onde se destaca o andor carregando a imagem milagrosa do Bom Jesus da Lapa. o santuário já foi visitado por mais de 1.200.000 romeiros e, em dia de festa, da cidade recebeu quase 300.000 pessoas. O tempo da romaria não termina com a festa, mas continua até o fim do ano. Mineiros, paulistas, cariocas, capixabas, goianos, baianos e outros, todos eles se encontram aos pés do Bom Jesus.








Fontes: http://www.centraldalapa.com
https://bomjesusdalapa.wordpress.com
https://pt.wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE ILHÉUS -BA

Ilhéus  é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos Ilhéus", e elevada a cidade em 1881.É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Capitães da Areia. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul".                                                                                                                                  Catedral de São Sebastião  Bar Vesúvio Ilhéus -BA Bataclan Ilhéus -BA                                  O que ver e fazer em Ilhéus!!  Entre os pontos turísticos (além do Bataclan e do Vesúvio, por terem sido retratados no livro  Gabriela ), a  Casa de Cultura Jorge Amado , sem dúvidas, é  uma das mais aguardadas por turistas. Casa onde

VISITE SALVADOR BAHIA

SALVADOR, Fundada como  São Salvador da Bahia de Todos os Santos é um  município   brasileiro ,  capital  do  estado  da  Bahia . Situada na  Zona da Mata  da  Região Nordeste do Brasil , Salvador é notável em todo o país pela sua  gastronomia ,  música  e  arquitetura também reconhecidas internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da  cultura afro-brasileira . Primeira sede da  administração colonial portuguesa do Brasil , a cidade é uma das  mais antigas  da  América  e uma das primeiras  cidades planejadas , ainda no período do  Renascimento . Sua fundação em 1549 por  Tomé de Sousa  ocorreu por conta da implantação do  Governo-Geral do Brasil  pelo  Império Português . Determinadas a partir do marco da fundação da cidade, no  Forte de Santo Antônio da Barra . Fonte: https://pt.wikipedia.org/ Impossível pensar em  Salvador  e não lembrar imediatamente de locais como:  Elevador Lacerda ,  Farol da Barra , Mercado       M