Pular para o conteúdo principal

CHAPADA DIAMANTINA BAHIA E SEUS ENCANTOS

                       Chapada Diamantina - Bahia 


 É uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. Sua população total estimada em 2014 era de 395.620 habitantes. Sendo Seabra, Morro do Chapéu e Iraquara as três cidades mais populosas, segundo dados do IBGE.



O QUE FAZER NA CHAPADA DIAMANTINA?


A cachoeira do Sossego fica na Chapada Diamantina localizada na cidade de Lençóis.

Está cachoeira é linda. 

Para chegar no local é necessário fazer uma trilha, têm muitas pedras.

O nível de dificuldade para fazer a trilha é alto

Mas vale a pena quando chega no local.


Poço Encantado, no município de Itaetê, Para chegar até o poço, é preciso descer 220 metros de escadas e, depois, fazer uma mini trilha por dentro da caverna, onde a única iluminação é a das lanternas de cabeça e existem cordas para ajudar no trajeto de descida. A sensação de chegar na caverna de quase 100 metros de comprimento e 50 de largura é incrível.



Para chegar até o Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina, o acesso é relativamente fácil e a trilha está localizada a margem da BR-242 e está situada a cerca de 27 quilômetros de Palmeiras e a 26 quilômetros da cidade de Lençóis. A trilha apresenta um pouco de dificuldade, pois é íngreme, mas nada que não seja possível de se fazer para quem está acostumada com subidas.
O Morro do Pai Inácio, além de ser uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina, é também sinônimo de lendas e mistérios na região. Os antigos contam que o nome de originou a partir de uma história que um escravo teve um romance com uma filha de um rico fazendeiro e o namoro resultou numa gravidez. O escravo, com medo da intolerância da época, fugiu para o morro e do alto pulou com um guarda chuva aberto, desaparecendo assim, para sempre.



Apoio:

Nesse entorno, as cidades de Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençóis, Mucugê e Palmeiras são tidas como apoio para os turistas, com destaque incontestável à cidade de Lençóis. É lá onde há maior estrutura turística e por isso mesmo, é a que conta com maior movimentação. Mucugê também oferece alguma estrutura, semelhante à Lençóis, já as outras oferecem estadias mais “alternativas”. Tem pra todo gosto e bolso! Desde campings até hotéis mais luxuosos.
Venha visitar Esse encanto que é a CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA! 



Fonte:compartilheviagens.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE ILHÉUS -BA

Ilhéus  é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos Ilhéus", e elevada a cidade em 1881.É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Capitães da Areia. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul".                                                                                                                     ...

VISITE SERRA DA CANASTRA MINAS GERAIS

O   Parque Nacional da Serra da Canastra   é um dos mais importantes   parques nacionais   brasileiros .   Dentro do parque está localizada a nascente histórica do  R io São Francisco , no município de   São Roque de Minas .   A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A   cachoeira Casca d'Anta   com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal. O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o   lobo guará , o   tamanduá-bandeira , o   veado-campeir...