Pular para o conteúdo principal

A CAPITAL DAS ÁGUAS QUENTES - CALDAS NOVAS-GOIAS



 Caldas Novas - Goiás 
Lugar de família! 






O município de Caldas Novas – Goiás  é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.
A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Uma outra  grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Possui centenas de piscinas com águas termais em seus hotéis e clubes, que atraem turistas de todo o país, principalmente das regiões Sudeste e Centro Oeste. 
Caldas Novas pertencia a Capitania de São Paulo, quando Brasil era colônia de Portugal.
Em 1722, época do descobrimento das águas termais de Caldas Novas, o governo português, ávido pelas nossas riquezas minerais, guardou-as para futuras explorações.
Todavia a exploração seguia com o passar dos anos. Bartolomeu Bueno Filho, filho de Anhanguera, por aqui andou. Depois Martinho Coelho, procedente de Santa Luzia (hoje Santa Cruz) considerada a primeira capital de Goiás, que a denominou de Caldas Novas de Santa Cruz.

Finalmente, na parte oriental da Serra de Caldas, as fontes termais de Caldas Novas viraram história.
Uma história com seus lances de lenda, coragem e perseverança. Conta-se que Martinho Coelho de Siqueira, numa de suas conhecidas caçadas de animais silvestres, sentiu de perto a agonia dos seus cães.
Em desabalada carreira eles passaram á sua frente como que atiçado por um fogo desconhecido, sendo descoberta a Lagoa Quente do Pirapitinga.
Nascia aí a primeira história das águas quentes de Caldas Novas, história de um arraial que virou cidade. E hoje é a capital mundial das águas quentes.
Liderados por Bento de Godoy vieram Orcalino Santos, Victor Ozeda Alla, João Batista da Cunha e outros. Eles chegaram à pequena vila que já começava a virar cidade a partir de 1900. A autonomia política, concedida a Caldas Novas, deu-se graças à solicitação destes à sede de Morrinhos.
Em 1911, por ordem de presidente do Estado, Urbano Gouveia, no dia 5 de julho nomeou Bento de Godoy como presidente da primeira intendência que foi instalada no dia 21 de Outubro. Desde então, nesta data se comemora o aniversário de Caldas Novas.
Foi durante sua administração (1911 a 1915) que Caldas Novas tomou um novo impulso para o desenvolvimento. A cidade crescia, graças à dedicação e grande força de vontade de: Bento de Godoy, Orcalino Santos, Victor de Ozeda Allá, João Batista da Cunha, Joaquim Rodrigues da Cunha, José Teófilo de Godoy, Orcalino Costa, Josino Ferreira Brettas, Modesto Pires do Oriente, Joaquim Gonzaga Menezes, Luiz Gonzaga de Menezes, Orosimbo Correia Neto, Olegário Pinto, Orlando Rodrigues da Cunha (Mestre Orlando), Oscar Santos e Celso Godoy.

 O que fazer em  Caldas Novas?


Em Caldas Novas há uma grande variedade de opções de lazer, incluindo clubes, parques aquáticos, restaurantes, bares, praças, serestas e shows que ocorrem frequentemente na cidade. Veja algumas opções de passeio em Caldas Novas.
Segue algumas fotos dos pontos turísticos de  Caldas Novas -Goias
Um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais visitado pelos turistas! 
Construído em 1907 para a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade e hoje abriga o centro de apoio ao artesão. O Casarão é o monumento histórico onde o visitante poderá conhecer a história riquíssima de Caldas Novas.
 ********************************************************************************
Um dos pontos turísticos de Caldas novas mais procurados é sem dúvida as piscinas de água quente, mas há também na cidade uma espécie de parque de diversões para aqueles que apreciam uma boa cachaça. Trata-se da cachaçaria Vale das Águas Quentes, criada pelo mineiro de Poços de Caldas o senhor José Afonso Maiochi. 
 ********************************************************************************


O Jardim Japonês é um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais visitado pelos turistas, esse lugar foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai, hoje residindo no Brasil. É um local de grande significado espiritualista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim.

 ********************************************************************************
                                                   Festas sertanejas tradicionais.
 *********************************************************************************




 *********************************************************************************

                                                          Shopping Serra Verde
Esse é um dos ótimos pontos turísticos de Caldas Novas  para visitação, pois lá é possível encontrar diversas lembranças de Caldas Novas, produtos típicos de Goiás e da Região Sul do país, já que o shopping possui influências sulistas. Aqui o visitante encontrará estacionamento próprio, caixa eletrônico e sorveteria, e muito mais para proporcionar ótimo momentos. 
 *********************************************************************************
 *********************************************************************************
                                                Variedades de clubes para sua escolha.







 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caldas_Novas                                                                                                   
*********************************************************************************

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE ILHÉUS -BA

Ilhéus  é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos Ilhéus", e elevada a cidade em 1881.É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela, Terras do Sem Fim e Capitães da Areia. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul".                                                                                                                                  Catedral de São Sebastião  Bar Vesúvio Ilhéus -BA Bataclan Ilhéus -BA                                  O que ver e fazer em Ilhéus!!  Entre os pontos turísticos (além do Bataclan e do Vesúvio, por terem sido retratados no livro  Gabriela ), a  Casa de Cultura Jorge Amado , sem dúvidas, é  uma das mais aguardadas por turistas. Casa onde

VISITE SALVADOR BAHIA

SALVADOR, Fundada como  São Salvador da Bahia de Todos os Santos é um  município   brasileiro ,  capital  do  estado  da  Bahia . Situada na  Zona da Mata  da  Região Nordeste do Brasil , Salvador é notável em todo o país pela sua  gastronomia ,  música  e  arquitetura também reconhecidas internacionalmente. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da  cultura afro-brasileira . Primeira sede da  administração colonial portuguesa do Brasil , a cidade é uma das  mais antigas  da  América  e uma das primeiras  cidades planejadas , ainda no período do  Renascimento . Sua fundação em 1549 por  Tomé de Sousa  ocorreu por conta da implantação do  Governo-Geral do Brasil  pelo  Império Português . Determinadas a partir do marco da fundação da cidade, no  Forte de Santo Antônio da Barra . Fonte: https://pt.wikipedia.org/ Impossível pensar em  Salvador  e não lembrar imediatamente de locais como:  Elevador Lacerda ,  Farol da Barra , Mercado       M

VISITE BOM JESUS DA LAPA

Bom Jesus da Lapa  é um  município   brasileiro  no  interior  do  estado  da  Bahia ,  Região Nordeste  do país. Situa-se na  microrregião homônima  e  mesorregião do Vale São - Franciscano da Bahia  localizando-se a uma distância de 796 quilômetros a oeste da capital estadual,  Salvador , e 675 quilômetros a leste da capital federal,  Brasília .  Nota:  Para a devoção, veja  Bom Jesus da Lapa (devoção católica) . Como breve  história do  Santuário de Bom Jesus da Lapa , podemos entender e saber que o belo cenário foi descoberto pelo Monge Português Francisco de Mendonça Mar, conhecido atualmente como o fundador do santuário local. Este homem chegou à gruta a mais de 300 anos. E, segundo o  Padre Gilberto Antônio dos Reis , Francisco de Mendonça Mar foi pelo rio São Francisco até chegar no local, e chegando se encantou com a gruta, fazendo dela fez sua morada. Após isso, ainda segundo o Padre Gilberto,  Francisco de Mendonça Mar  voltou para salvador, onde foi ordenado p